sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mercado de Transferências

Vamos, a partir de agora, fazer uma série de artigos sobre as transferências ocorridas nesta janela de verão na Europa. 

A cada artigo, abordaremos um clube, informando quem chegou, quem saiu e uma breve biografia de cada jogador. 

Neste primeiro texto, falamos sobre quem chegou no Chelsea. A grande contratação do Chelsea para essa temporada (até o momento) é Radamel Falcão García. O atacante colombiano de 29 anos defenderá o azul do Chelsea, em sua segunda temporada na Premier League, após uma breve passagem pelo Manchester United, na temporada que se encerrou, onde chegou por empréstimo na janela de verão do ano passado. 

Sua primeira temporada na Inglaterra não rendeu o que todos esperavam, tendo sido devolvido ao Monaco que, novamente, o cedeu por empréstimo aos Blues

Autor de muitos gols até 2013, tanto pelos clubes onde passou, quando pela sua seleção nacional, quando atuava no Monaco, a sua carreira sofreu uma drástica mudança. 

Em janeiro de 2014, Falcão sofreu uma lesão do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, que o afastou dos gramados por vários meses, frustrando, inclusive suas chances de participação na Copa do Mundo, disputada no mesmo ano, no Brasil. 

Na última temporada, disputou 29 jogos e marcou apenas 04 gols. Usando a camisa azul da equipe londrina, disputou um jogo (a Community Shield) e não marcou gols. 

Curiosidade: seu nome Falcão foi dado por seu pai que era fã do nosso Paulo Roberto Falcão que foi ídolo na Roma e no Internacional de Porto Alegre. 

Outro reforço a chegar para o time principal dos Blues foi Asmir Begovic. O goleiro de 28 anos, nascido na antiga Iugoslávia, de nacionalidade Bósnia-Herzegovina, chega para ocupar o lugar no banco deixado por Petr Cech. 

Começou nas categorias de base de um clube alemão, transferindo-se para o futebol inglês, ainda na base, em 2003, sendo emprestado para vários clubes pelo Portsmouth até 2010, quando se transferiu para o Stoke City. Estreou em abril de 2010, justamente contra o Chelsea, substituindo Sorensen, que se lesionou. 

No dia 02 de novembro de 2013, marcou o gol de seu time no empate contra o Southampton (1x1). A bola foi recuada e ele deu um chutão para frente, surpreendendo o goleiro adversário. 

Curiosidade: o gol, marcado aos 13 segundos de jogo, é o gol de goleiro mais rápido da história do futebol. 

Mas o português marrento não se preocupou só com o time principal, nomes consagrados e craques. Também fez aquisições de jovens promessas, sendo dois brasileiros. 

Aparentemente, Mourinho esperava contar com pelo menos um deles, nesta temporada: Robert Kenedy Nunes do Nascimento, mais conhecido por Kenedy. 

O atacante brasileiro de 19 anos, formado nas categorias de base do Fluminense, estreou como profissional em julho de 2013. 

Participou de 42 jogos e marcou 5 gols. Atuou também pela seleção brasileira, nas categorias Sub 17 e Sub 20. 

Com autorização do Fluminense, participou de um jogo treino do Chelsea contra o Barcelona, em julho desse ano, no FedEx Field, agradando bastante ao técnico, que chegou a afirmar que o clube teria condições de conseguir uma autorização de trabalho para ele e que não gostaria de vê-lo emprestado. 

No entanto, na divulgação da numeração oficial para esta temporada, o menino Kenedy foi “ignorado”, indicando que o empréstimo deverá fazer parte de seu futuro imediato e a estreia pelo Chelsea ficaria adiada por, pelo menos, mais uma temporada. 

Já o outro brasileiro, Nathan Allan de Souza, não despertou o mesmo desejo no técnico português. 

O meia brasileiro, de 19 anos, começou sua carreira nas categorias de base do Atlético Paranaense, chegando ao time principal em 2014, disputando 14 jogos e anotando um gol. 

Atuou também nas categorias de base da seleção brasileira (Sub 17 e Sub 20). 

Em março desse ano, Nathan se desvinculou do time brasileiro e, dois meses depois, assinou com o Chelsea e foi emprestado para o Vitesse, estreando em jogo oficial pela Liga Europa, em que seu novo clube foi eliminado. 

E, para encerrar a lista preliminar de “chegadas”, temos Danilo Pantic. O meio campo sérvio de 18 anos, também nasceu na antiga Iugoslávia. 

Estreou como profissional, em 2013, no Partizan, da Sérvia, onde participou de 18 jogos e marcou dois gols. 

Em janeiro de 2015 assinou um contrato de quatro anos com o Chelsea, mas só agora, chegou a Stamford Bridge, sendo emprestado para o holandês Vitesse. 

Nesse momento, o leitor atento, percebe que os dois últimos jogadores foram por empréstimo para o mesmo clube e pensa: coincidência? 

Não, caro amigo, não é coincidência. O Vitesse tem um parceria com o Chelsea e recebeu, além dos já citados, mais três jogadores por empréstimo: Lewis Baker, Izzy Brown e Dominic Solanke. 

Mas isso é só uma informação adicional. 

No próximo texto, falaremos sobre quem saiu do Chelsea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário