domingo, 24 de setembro de 2017

E o Puskas...

Como vocês sabem, nesta sexta-feira (22/09), a FIFA divulgou a lista final dos 10 gols concorrentes ao Prêmio Puskas.

Mas vocês sabem quem foi Puskas?

Ferenc Puskás Biró nasceu em Budapeste (Hungria) em 01/04/1927 e morreu na mesma cidade, em 17/11/2006.

Foi jogador de futebol e treinador. Celebrizou-se como líder da seleção húngara que fez história na primeira metade dos anos 1950.

O país ficou quatro anos invicto, conquistando o ouro olímpico em 1952 e, sendo vice na Copa do Mundo em 1954.

Foi o maior artilheiro da seleção magiar, com 84 gols em 85 jogos.

Tinha patente de major, habilidade precisa para passes e dribles curtos e secos, um primoroso chute de esquerda. Era um jogador cerebral. Em comparação com os jogadores da época, era considerado gordo e baixo.

Maior jogador da história da Hungria, também jogou pelo Real Madrid e é um dos poucos jogadores a disputar Copas do Mundo por países diferentes: Hungria e Espanha.

Seus 512 gols, marcados em 528 jogos, fazem dele o terceiro maior artilheiro do século XX. É um dos três jogadores a marcar gol em finais de Olimpíadas e Copa do Mundo.

Desde 2009, a FIFA concede o Prêmio Puskas ao gol mais bonito do ano. Nesta primeira edição, o período válido para a escolha dos gols marcados foi de julho/2008 a julho/2009.

No entanto, esse período não é fixo e, para esta edição, o período de escolha foi de 20/11/16 a 02/07/2017 – o que não faz nenhum sentido.

Como se premia o gol mais bonito do ano, sem ter o período de um ano para escolher?

Qual o sentido de o período se iniciar em 20/11? Qual o critério para escolher tais datas?

Todo esse preâmbulo, foi para dizer que, graças a essa completa falta de critério da FIFA, ficou de fora um dos gols mais bonitos que eu já vi.


O golaço de Özil contra o Ludogorets. Chega a ser inacreditável essa pintura ficar fora dessa lista. Mas, foi marcado em 01/11/16. Por 19 dias, essa maravilha não foi incluída.


Para nossa alegria, ou pelo menos, para não ficarmos completamente decepcionados, o gol escorpião de Giroud entro na lista.

O Muso deu sorte de seu gol ser marcado no dia 01/01/17, contra o Crystal Palace, em partida válida pela Premier League.

O prêmio será entregue no dia 23/10, em Londres.

E nós já podemos votar.



Vamos dar esse prêmio ao nosso Muso.

2 comentários:

  1. Votado, sob protestos, o gol do alemão foi o mais belo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não entrou na lista. Também achei absurdo, mas, fazer o que. Se não podemos votar no do gênio alemão, votemos no do Muso francês...

      Excluir