quinta-feira, 26 de maio de 2016

Especulações. Álvaro Morata x Olivier Giroud

Está rolando uma especulação de que o Arsenal pretende contratar o atacante da Juventus Álvaro Morata.

Antes de continuar, quero deixar claro que não tenho absolutamente nada contra o jogador espanhol.

Como já disse várias vezes nos grupos, não acompanhei o seu período no time italiano. Mas, enquanto jogava no Real Madrid, Morata perdia tantos ou mais gols que Giroud.

Óbvio que a temporada no futebol italiano poderia tê-lo feito melhorar, mas, pelas estatísticas que andei vendo, parece que isso não aconteceu.

Vejamos essa última temporada.

Morata participou de 34 jogos do Calcio, marcando 07 gols.

Giroud participou de 36 jogos da Premier League, marcando 16 gols.

Não se enganem.

Não sou contra os “pedidos” de um atacante/centroavante world class, um “matador”, um goleador.

Apenas acredito que Morata não é esse cara.

E os números da última temporada confirmam minha impressão.

A minha intenção com esse texto, não é fomentar especulações, mas apontar algumas reações de torcedores a elas.

Claro que nem todos reagem da mesma forma.

Alguns, como eu, não gastam tempo discutindo se é verdade que o Arsenal está tentando contratar este ou aquele jogador.

Este, como eu, acredito que seja o torcedor mais “racional” – o que não significa de modo algum, que não seja apaixonado pelo time.

Ou, talvez, seja só mais realista. Prefere esperar a contratação para depois debater o assunto.

Quem sabe, até, este tipo é o mais decepcionado: aquele que um dia acreditou nas especulações de grandes nomes que não viraram realidade.

Tem o tipo crédulo. Esse acredita em toda e qualquer especulação que lê em qualquer lugar.

Para esse tipo de torcedor, o trio de ataque da próxima temporada seria Cristiano Ronaldo, Ibrahimovich e Messi.

Mas tem um outro tipo que não sei exatamente como intitular.

E é sobre esse tipo específico que eu gostaria de tecer alguns comentários.

Esse torcedor é aquele que reclama de Giroud a temporada inteira – não que não tenha razão ou motivos para isso -, mas fica feliz com a possível contratação de um jogador que não é melhor que o nosso centroavante, como já demonstrado.

Taí uma coisa que eu não consigo entender.

Alguns chegam a chamar Giroud de “lixo” por marcar poucos gols e esperam, ansiosamente, a contratação de Morata, que marca menos gols ainda.

Essa “lógica” não entra na minha cabeça.

A única vantagem clara que Morata leva sobre Giroud, é a idade.

Claro que o espanhol pode melhorar. Trazê-lo seria uma aposta. No meu ponto de vista, uma aposta muito cara.

Ou seja, se é para ter alguém que perde muitos gols, melhor ficar com o Muso francês que já está adaptado, além de ser  mais bonito.


4 comentários:

  1. Até concordo, MAS tem dois contrapontos, primeiro que analisar friamente por números é complicado no futebol. Segundo que Giroud é bom, mas precisa de outro pra aguentar a temporada com ele, ou alguém aqui aguenta mais 17 jogos de jejum do francês de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Henrique Alves26 de maio de 2016 às 17:05

      Análise via números não é complicado, é necessária e nisso a nobre blogueira esta correta... Outrio contraponto a sua argumentação das 17 partidas é que o time todo estava irregular. Eu acredito que se for pra queimar grana que seja com um cara consagrado... Um abraço.

      Excluir
    2. Renato Areias, eu também acho que precisa de alguém melhor que o Giroud. Mas que seja MELHOR que o Giroud. E Morata não é.

      Excluir
    3. João Henrique Alves, agradeço seu comentário.

      Excluir