sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Dia de madrugar



O Arsenal entra em campo amanhã, contra o Brighton, no Emirates Stadium, às 08:30 horas, com transmissão pela ESPN.

Sim, se você quiser acompanhar o jogo e torcer pelo time, tem que cair da cama cedinho.

Temos alguns desfalques confirmados para essa partida: Gabriel Jesus (virilha), Tomiyasu (joelho), Tierney (lesão muscular).

Mas, o ponto decepcionante entre os desfalques, comentarei a seguir.

Essa semana foi anunciada a contratação de Mikel Merino, meio-campista espanhol canhoto, de 28 anos e que vai usar a camisa 23 dos Gunners.

Sim, é ele o quarto desfalque da partida, com uma lesão no ombro. Ou seja, se você estava aguardando, ansiosamente, pela estreia de Merino, não será dessa vez.

A lesão de Merino, nas palavras de Arteta: “Sim, muito lamentável. Ontem ele sofreu uma colisão e sofreu uma lesão no ombro. Parece que ele ficará fora por algumas semanas.

Ele estava muito animado e tudo parecia muito bem. Ele caiu no chão e Gabi caiu em cima dele e parece que ele provavelmente tem uma pequena fratura.”.

A informação divulgada durante o dia é que Merino ficará fora por 6 a 8 semana.  

As outras movimentações da janela, comentarei após o encerramento, afinal, ainda podemos ter algumas surpresas.

Uma vitória amanhã, nos fará igualar o recorde de 09 vitórias consecutivas na Premier League, desde a campanha dos Invincibles, há 20 anos.

Mas, não podemos esquecer um detalhe importantíssimo.

Somar três pontos não apenas igualará recorde, mas nos permitirá ultrapassar o Brighton na tabela.

Sim, nesse momento, ocupamos a terceira posição, atrás de Brigthon e Manchester City e, só mais um clube tem, até o momento, 100% de aproveitamento (Liverpool, em quarto lugar).

Se quisermos buscar o título, temos que entrar com o máximo de força disponível, para conseguir um bom resultado, preferencialmente, com placar elástico, se possível.

Ou, no mínimo, um clean sheet, já que, além de empatados em pontos, as duas equipes também estão empatadas no saldo de gols.

Pode ser a nossa chance de colar no City e descolar do Liverpool.

Que venham os três pontos!

#COYG

domingo, 25 de agosto de 2024

Aston Villa 0 x 2 Arsenal

Dois jogos, duas vitórias, 06 pontos, 04 gols.

Mais uma partida no Disney+ Premium que fiquei sem assistir.

Os gols foram marcados por:




1.  
Trossard, aos 67 minutos;

 

 


2.   Partey, aos 77 minutos.


Apesar das duas vitórias, perdemos uma posição.

Os citizens assumiram a ponta, após vencer o Ipswich por 4x1.

Entre nós e eles, a diferença é de apenas um gol de saldo, mas sabemos a incrível capacidade do time de Guardiola em golear os adversários com frequência.

Eu já venho dizendo, há algum tempo, em grupos e até nas redes sociais que os comandados de Arteta PRECISAM aplicar mais goleadas.

Nesta rodada, até o Chelsea – que não vem no seu melhor momento – goleou.

Na última temporada, não levamos o título por dois pontos.

Sabemos que o Manchester City é um time difícil de ser batido e de perder pontos suficientes que nos permitam superá-los.

Então, temos que ter o maior saldo de gols possível para, lá no final, caso consigamos chegar na última rodada com a mesma pontuação, possamos levar o caneco.

#COYG

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Aston Villa x Arsenal




Na segunda rodada, visitaremos o Aston Villa, o único time que conseguiu nos vencer nas duas partidas na última temporada.

Embora o passado recente nos seja doloroso, o passado histórico nos é favorável.

As duas equipes já se enfrentaram 203 vezes, com 87 vitórias dos Gunners, 71 do Aston Villa e 45 empates.

Na coletiva antes do jogo, Arteta foi perguntado sobre o tamanho do desafio de pegar o Villa logo no inicio da temporada e respondeu o seguinte: “É um dos lugares mais difíceis de se ir, com certeza. Sabemos disso, nos preparamos muito bem para entender o que temos que fazer para ir lá e vencer o jogo.”.

O lado bom de pegar os adversários mais complicados no início da temporada é que o calendário ainda está tranquilo.

Só espero que, além de entender, consigam fazer o necessário para sair do Villa Park com os 03 pontos.

O pontapé inicial está marcado para as 13:30 horas (horário de Brasília) e a transmissão, mais uma vez, será exclusividade do Disney+ Premium.

Mais uma partida que não vou assistir ao vivo.

Ah, a reprise vai passar de madrugada, à 01 hora do dia 25, domingo.

Só vai me restar usar a criatividade para elaborar o próximo texto.

#COYG

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Primeiros três pontos

Eu já tinha achado ruim o jogo ter transmissão exclusiva no Disney+, mas, como é normal, o que já era ruim, ficou ainda pior.

Além de não ter transmissão na TV, no Disney+ era só para assinantes Premium.

Ou seja, estão dificultando cada vez mais a vida do torcedor.

Não basta pagar a assinatura da TV a cabo, para assistir nos canais ESPN e do serviço de streaming da Disney.

Se quiser assistir aos jogos, tem que assinar o plano mais caro.

É muito triste.

Toda essa introdução indignada foi para esclarecer que não pude assistir à partida.

Dito isso, o importante é que estreamos com vitória.

Saliba quebrou o recorde de 50 vitórias com menos jogos.

Somamos três pontos.

Após a primeira rodada, ocupamos o segundo lugar na tabela.

Os gols da nossa vitória por 2x0 foram marcados por:




Kai Havertz, aos 25 minutos, com assistência de Saka. Veja aqui.

 






Saka, aos 74 minutos, com assistência de Havertz. Veja aqui.

 




Que seja o prenúncio de uma temporada vitoriosa.

COYG

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Estreando em casa

 



O Arsenal estreia na Premier League, amanhã, diante de seus torcedores, às 11 horas, contra os Wolves, com transmissão exclusiva do Disney Plus.

Sim, amigos. Não teremos transmissão na TV.

Vamos ao que interessa. Arteta deu a habitual entrevista antes da partida e falou sobre vários assuntos. Vamos aos destaques.


Elenco

Timber integrará o grupo escalado para o jogo, após longo período afastado em virtude da lesão sofrida temporada passada, na nossa estreia.

Fabio Vieira teve uma lesão leve no quadril, ficando de fora da partida contra o Lyon e passará por análise pós treino.

Tomiyasu, com lesão no joelho e Tierney, que sofreu lesão no tendão durante a Eurocopa, ainda devem demorar algumas semanas para poderem voltar a jogar.

No caso do escocês, após sua recuperação, deverá deixar o clube, uma vez que foi emprestado na última temporada e perdeu ainda mais espaço no time, com a contratação de Calafiori.

O restante do grupo está bem e em forma para iniciar mais uma temporada.

Sobre isso, trago as palavras do próprio Arteta: “Estamos realmente animados. Estamos sentindo falta da competição há muitas semanas, é muito tempo para nós. Estamos muito dispostos a começar e muito entusiasmados com isso. Tivemos uma pré-temporada realmente desafiadora, mas conseguimos nos adaptar e foi um grande desafio para todos se adaptarem com grupos diferentes, estádios diferentes, condições diferentes. Aproveitamos isso como uma oportunidade e um bom desafio e o time pareceu realmente afiado.”.

Possível recorde

Caso os Gunners somem os três pontos amanhã, Saliba pode estabelecer um novo recorde dentro do clube: o de estar presente em 50 vitórias com o menor número de jogos (65).

Atualmente, o recorde pertence a Monreal, que conseguiu 50 vitórias em 70 jogos.

Arteta conseguiu atingir essa marca com 77 jogos e fez esse comentário: “É por isso que estamos muito melhores do que costumávamos ser!”

Mikel Merino: Como de costume, Arteta não respondeu sobre a possível contratação do meio-campista espanhol.

Sobre fortalecer o meio de campo: “Eu disse depois da temporada passada que tínhamos dois objetivos, o principal e o mais importante é garantir que ainda estamos muito apaixonados por nossos jogadores e encontrar maneiras de melhorá-los, e isso é o principal. Então, se houver certas oportunidades no mercado, para melhorar o elenco - certamente temos que olhar para isso. É isso que tentaremos fazer.”.

Saída de jogadores: “O mercado está aberto, então as coisas podem acontecer, então isso é sempre uma possibilidade.”.

O que é preciso para vencer a liga, depois de quebrar recordes do clube na última temporada?

“Quebre mais desses recordes novamente e ganhe mais pontos porque não será o suficiente. Com o nível em que estamos competindo, cada temporada está ficando mais difícil. Teremos que melhorar novamente, com certeza.”.

Sobre competir pelo título novamente:

“É ótimo. Quando você olha para frente e vê tudo o que estamos fazendo e todos estão tão entusiasmados com isso, essa vontade de melhorar, de ficar melhor, de continuar se empurrando, de buscar limites mais altos. O que eu acho que todo mundo precisa é de motivação, é inspirador. Cada dia é algo novo para se olhar e nós criamos essa cultura e eu quero continuar.”.

Sobre a fome dos nossos jogadores: “No último dia [da temporada], tivemos uma reunião com todos os jogadores do clube e eles vieram até mim e disseram: 'vamos fazer isso no ano que vem, vamos ser melhores, queremos mais.' E quando você vê isso, você aceita que eles são os que impulsionam essa ambição, então isso é sempre possível.”.

Sobre seus sentimentos antes de um novo desafio pelo título: “Mais uma vez, muito animado! É como se você estivesse tentando escalar a montanha mais alta. É a liga mais difícil do mundo e você se sente cercado por muitas pessoas que têm a mesma ambição todos os dias para alcançá-la. Certamente vamos tentar.”.

Por último, mas não menos importante:

Sobre o teste dos Wolves: “É muito difícil, sempre temos um grande desafio para vencê-los. Gary [O'Neill] e sua equipe fizeram um trabalho excepcional e é uma partida muito competitiva. Eles são muito difíceis de atacar, são muito difíceis de conter, eles criam chances de várias maneiras. Precisamos estar no nosso melhor e se fizermos isso, temos uma boa chance de vencer o jogo.”.

Nossos adversários também contam com desfalques: João Gomes, Enzo Gonzáles, Leon Chiwome e Podence.

Ficha técnica da partida

Data: 17/08/2024

Horário: 11 horas (horário de Brasília)

Local: Emirates Stadium

Árbitro: Jarred Gillett

VAR: Paul Tierney

Transmissão: Disney Plus

Que tenhamos uma boa estreia e uma boa temporada.

COYG

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Temporada 2024-25

 A temporada 2024/25 já começou, oficialmente, na Inglaterra, com a disputa da Community Shield.

A Supercopa da Inglaterra foi disputada pelos dois Manchester: City x United e foi vencida pelo primeiro.

Contudo, nem tudo está tão azul para o lado do time de Pep Guardiola.

Não é de hoje que se noticia que o Manchester City enfrenta 115 acusações de violações das regras da Premier League.

Ao que tudo indica, essa “novela” está com os dias contados.

O julgamento do clube foi marcado para o dia 16 de setembro e, o trâmite deverá levar dois meses.

O veredito final, no entanto, só deve ser conhecido ao final da atual temporada, em razão de possível apelação dos Citizens, quanto ao sentenciado.


Pré-temporada

Não consegui acompanhar os jogos do Arsenal de pré-temporada. Não assisti nenhum.

Até porque, ou não foram transmitidos, ou aconteciam em horários humanamente impossíveis para quem precisa acordar cedo para trabalhar.

Porém, pelos resultados obtidos, pude notar que o elenco está bem preparado para enfrentar a maratona de jogos que virá, com a disputa do campeonato nacional, as copas domésticas e a Champions League.


Janela de transferências



Até o momento, o único reforço anunciado pelo Canhão é o zagueiro canhoto – que também atua como lateral esquerdo -, italiano Riccardo Calafiori, que vai usar a camisa número 33.

Calafiori teve atuação destacada na seleção italiana durante a Eurocopa, por sua fisicalidade, seu posicionamento e sua habilidade de marcação.

O fato de ter apenas 22 anos, com as características descritas acima, o tornou muito atrativo para o time de Arteta, que continua apostando em jovens talentosos que podem entregar resultados imediatos e, ainda, melhorar suas habilidades e desempenhos no futuro.

A negociação entre clube e atleta foi facilitada pelo fato de seu companheiro de seleção, o ítalo brasileiro Jorginho, que integra o elenco do clube londrino, ter dado “aquela forcinha”, aumentando o desejo do jovem zagueiro de vestir a camisa do Maior de Londres.

E ele chegou conquistando a torcida com seus posts, demonstrando grande felicidade de ser um dos nossos.

Seu único título é o de jogador do mês da Serie A, em maio de 2024.

Pelos clubes que passou (Roma, Genova, Basel e Bolonha), Calafiori não conquistou nenhum título, o que não é nenhum demérito para sua curta carreira (até o momento), já que se profissionalizou em 2020.

Carreira essa que poderia nem ter se concretizado, pois pouco depois de assinar seu primeiro contrato de juvenil com a Roma, aos 16 anos, ele sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo (rompeu todos os ligamentos do joelho, dos meniscos e da cápsula), em 02/10/208, em partida válida pela UEFA Youth League, contra o Viktoria Plzen, ficando afastado do futebol por 347 dias.

Com esse histórico luta e perseverança para se recuperar e dar a volta por cima, ainda tão jovem, só nos mostra o quão forte mentalmente e decidido a conquistar seus objetivos é nosso novo contratado.

Que possa, enfim, conquistar títulos, que, claramente, ele fará por merecer.

A janela de transferências, este ano, se encerrará no dia 30/08.

E, pelo que andei lendo, poderemos ter alguma boa surpresa.

 

Premier League

A Premier League começa dia 16/08, sexta-feira e o Arsenal estreia no sábado, dia 17, às 11 horas, contra o Wolverhampton, no Emirates.

Mas isso é assunto para outro texto, que esse já ficou muito longo.

Até lá.

COYG